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O pó futuro, em que nos havemos de converter, é visível à vista, mas o pó presente, o pó que somos, como poderemos entender essa verdade? A resposta a essa dúvida será a matéria do presente discurso.
Duas coisas prega hoje a Igreja a todos os mortais, ambas grandes, ambas tristes, ambas temerosas, ambas certas. Mas uma de tal maneira certa e evidente, que não é necessário entendimento para crer: outra de tal maneira certa e dificultosa, que nenhum entendimento basta para a alcançar. Uma é presente, outra futura, mas a futura vêem‑na os olhos, a presente não a alcança o entendimento. E que duas coisas enigmáticas são estas? Pulvis es, tu in pulverem reverteris: Sois pó, e em pó vos haveis de converter.— Sois pó, é a presente; em pó vos haveis de converter, é a futura. O pó futuro, o pó em que nos havemos de converter, vêem‑no os olhos; o pó presente, o pó que somos, nem os olhos o vêem, nem o entendimento o alcança. Que me diga a Igreja que hei de ser pó: In pulverem reverteris, não é necessário fé nem entendimento para o crer.Naquelas sepulturas, ou abertas ou cerradas, o estão vendo os olhos. Que dizem aquelas letras? Que cobrem aquelas pedras? As letras dizem pó, as pedras cobrem pó, e tudo o que ali há é o nada que havemos de ser: tudo pó. Vamos, para maior exemplo e maior horror, a esses sepulcros recentes do Vaticano. Se perguntardes de quem são pó aquelas cinzas, responder‑vos‑ão os epitáfios, que só as distinguem: Aquele pó foi Urbano, aquele pó foi Inocêncio, aquele pó foi Alexandre, e este que ainda não está de todo desfeito, foi Clemente. De sorte que para eu crer que hei de ser pó, não é necessário fé, nem entendimento, basta a vista.
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Gregório de Matos:
É necessário sempre lembrar do quanto a vida é efêmera, de quanto nós, seres humanos, somos frágeis, e vulneráveis à morte.
Frei Itaparica:
Contido neste sermão, está um dos principais aspectos do Barroco: A efemêridade da vida. "Porque és pó e em pó te hás de tornar."
Bento Teixeira:
Esta idéia de vida efêmera fez o homem do século XVI entrar em um conflito interno: aproveitar a vida e pecar, segundo o conceito de Carpe Diem; ou viver segundo às leis da Igreja, garantindo a salvação da alma.
Ana Flávia nº2 ; Laura nº23 ; Lucas nº27 Marina S. nº31 ; Marina F. nº33 ; Nathália nº37 ; Vívian nº44
2º A