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26/05/2010 19:39

Sermão de São Roque

    (...)     Sendo, pois, o desejo de mandar no homem não só soberania da natureza no seu primeiro estado, como em Adão, mas reparo e alívio do segundo, como em Eva, e, nascendo o mesmo desejo, antes, sendo gerado conosco, como em Jacó e Esaú, por que não...
26/05/2010 17:43

Comentários

Frei Itaparica:     Esse texto representa bem a ideia central do barroco, pois apresenta o conflito entre o Céu (representado pela amada) e o pecado da Terra (o fogo da paixão).        Sebastião da Rocha...
26/05/2010 17:22

Comentários

  Nuno Marques Pereira:     Oh terras abençoadas essas que temos o privilégio de povoar! É nosso Brasil, terra bela e de grandes riquezas!   Gregório de Matos:     Certamente, as terras brasileiras são o oposto de sua aparência...
26/05/2010 16:46

À Ilha de Maré

  Vista por fora é pouco apetecida, Porque aos olhos por feia é parecida; Porém dentro habitada, É muito bela, muito desejada, É como a concha tosca e deslustrosa, Que dentro cria a pérola formosa: Erguem-se nela outeiros Com soberbas de montes altaneiros, Que os vales por humildes...
26/05/2010 16:44

Suspiros

  Quando o fogo se inflama, Sobre ao Céu natural a nobre chama; Verás o mesmo efeito, Divina Anarda, no amoroso peito, Que em brando desafogo Sobe o suspiro ardente de meu fogo A teu luzido rosto; e não me admiro, Pois é teu rosto Céu, chama o suspiro.   Manuel Botelho de Oliveira
23/05/2010 18:26

Gregório de Matos: Sim meu caro Salvador! Nessa obra o querido Frei Itaparica faz elogios à sua terra natal, descrevendo de maneira minuciosa as preciosidades encontradas na ilha.
20/05/2010 17:40

Sebastião da Rocha Pita: Caro Boca do Inferno, nessa obra se percebe a forte onda de religiosidade que marcou o Barroco, e tanto confundiu nossas cabeças em vida. É interessante quando indicas que a "ovelha perdida" rendeu glórias ao senhor e que serias a "ovelha desgarrada". És um homem de muito...
14/05/2010 15:50

Padre Antonio Vieira: Quanta indecisão amigo Gregório! Essa é uma caractérística marcante nas obras barrocas; o sentimento de contradição e conflito constantes. Afinal, estávamos vivendo uma total confusão não é mesmo? A religião de um lado, os pricípios antropocêntricos do outro, os...

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