(...)
Sendo, pois, o desejo de mandar no homem não só soberania da natureza no seu primeiro estado, como em Adão, mas reparo e alívio do segundo, como em Eva, e, nascendo o mesmo desejo, antes, sendo gerado conosco, como em Jacó e Esaú, por que não...
Frei Itaparica:
Esse texto representa bem a ideia central do barroco, pois apresenta o conflito entre o Céu (representado pela amada) e o pecado da Terra (o fogo da paixão).
Sebastião da Rocha...
Nuno Marques Pereira:
Oh terras abençoadas essas que temos o privilégio de povoar! É nosso Brasil, terra bela e de grandes riquezas!
Gregório de Matos:
Certamente, as terras brasileiras são o oposto de sua aparência...
Vista por fora é pouco apetecida,
Porque aos olhos por feia é parecida;
Porém dentro habitada,
É muito bela, muito desejada,
É como a concha tosca e deslustrosa,
Que dentro cria a pérola formosa:
Erguem-se nela outeiros
Com soberbas de montes altaneiros,
Que os vales por humildes...
Quando o fogo se inflama,
Sobre ao Céu natural a nobre chama;
Verás o mesmo efeito,
Divina Anarda, no amoroso peito,
Que em brando desafogo
Sobe o suspiro ardente de meu fogo
A teu luzido rosto; e não me admiro,
Pois é teu rosto Céu, chama o suspiro.
Manuel Botelho de Oliveira
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23/05/2010 18:26
Gregório de Matos:
Sim meu caro Salvador! Nessa obra o querido Frei Itaparica faz elogios à sua terra natal, descrevendo de maneira minuciosa as preciosidades encontradas na ilha.
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20/05/2010 17:40
Sebastião da Rocha Pita:
Caro Boca do Inferno, nessa obra se percebe a forte onda de religiosidade que marcou o Barroco, e tanto confundiu nossas cabeças em vida. É interessante quando indicas que a "ovelha perdida" rendeu glórias ao senhor e que serias a "ovelha desgarrada". És um homem de muito...
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14/05/2010 15:50
Padre Antonio Vieira:
Quanta indecisão amigo Gregório! Essa é uma caractérística marcante nas obras barrocas; o sentimento de contradição e conflito constantes. Afinal, estávamos vivendo uma total confusão não é mesmo? A religião de um lado, os pricípios antropocêntricos do outro, os...