Compêndido Narrativo Capítulo VII

27/05/2010 19:31

Compêndido Narrativo Capítulo VII

(...)

    Tem a Cruz quatro partes, em que se divide: a estas se mostram na forma em que a vistes pintada e escrita no princípio deste discurso. A primeira é a Fé, a segunda Esperança, a terceira Caridade, e a quarta Humildade. E para poder estar levantada, é necessário que fique a Humildade fixa em parte sólida; porque se não poderá ver bem este estandarte, ou triunfo, se não se estriba nas bases da Humildade: e assim é certo, que ninguém pode acertar com o caminho do Céu, sem levar por guia a Cruz. Esta foi a razão, porque disse Cristo Bem nosso: Se alguém quer vir após mim, tome a sua Cruz, e siga-me (Mt 16,24). Porque a Cruz é o princípio, meio, e fim eficaz da nossa salvação; por ter sido o princípio de toda a formação do gênero humano principado em Adão.

(...)

27/05/2010 19:33

Comentários

 Bento Teixeira:

Nuno inicia dizendo que a cruz possue quatro partes (Fé, Esperança, Caridade e Humildade). Para a cruz estar erguida, é necessário que fixe a Humildade em parte sólida. Humildade vem do latim e significa "filhos da terra", que refere-se aqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas.

 

 Frei Itaparica:

Todos nós devemos ter humildade porque ela é a base da Cruz e sem a Cruz não acertamos o caminho do Céu.

 

Gregório de Matos:

E por isso que disse Cristo Bem nosso, que se formos após ele, peguemos nossa Cruz e seguimos-o, ou seja, com a nossa humildade (com a nossa Cruz), encontramos a nossa salvação.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode